Espanholada


Esta é uma receita de prática recorrente pela minha mãe. Era também uma das receitas que eu mais gostava de comer em miúdo. Recordo-me que lá em casa, se preparavam duas versões, uma com pescada fresca outra com bacalhau seco. Confesso que prefiro a versão com bacalhau, só mesmo pelo seu sabor mais pronunciado, que consegue impregnar as batatas e respectivo molho com o seu intenso sabor. è uma receita bastante simples e rápida de fazer uma vez que todos os ingredientes são colocados no tacho ao mesmo tempo, e dispensa-se muito bem o refogado.
Neste caso, não havia bacalhau, mas havia uma pescada para preparar, e aconselho que se use peixe fresco,  pois como não há refogado, todos os sabores são pouco pronunciados, e consegue-se sentir perfeitamente o sabor do peixe, ou seja, a qualidade aqui não dá para disfarçar...


Peixe à Espanhola

- 2 postas de pescada fresca
- 4 batatas com casca, partidas em rodelas
- 1 cebola média partida em aros
- 4 dentes de alho
- 2 folhas de louro
- 1 colher de sobremesa de colorau
- 100 ml de azeite
- 1 ramo de ervas frescas
- 50ml de vinho branco
- 50ml de água fria
- Sal
- Pimenta branca moída na altura


Numa tacho fundo, coloca-se a cebola, alho picado, louro, colorau, metade das ervas aromáticas, as batatas partidas em rodelas, o peixe, ervas aromáticas que restaram, água, sal e pimenta. Tampa-se com o testo, vai ao lume médio/baixo, a meio tempo da cozedura acrescenta-se o vinho branco. Não se deve mexer com qualquer tipo de utensílio, apenas se agita um pouco o tacho de vez em quando. Quando as batatas estiverem tenras, está pronto a servir.

A versão que se pode ver na foto, tem feijão verde, apenas o coloquei desta vez porque pretendia gastá-lo, e porque de facto, acrescentar legumes a este prato é uma opção segura. Originalmente, esta receita dispensa o uso de qualquer outro legume que não esteja incluído na lista de ingredientes.

Aqui,  penso que um Vinho Branco Seco do Douro,  fará as delícias dos apreciadores uma vez que vai cortar um pouco da doçura do peixe e das batatas.


0 comentários:

Postar um comentário