Cozinhar pode ser uma tarefa muito rápida, simples,  e ao mesmo tempo altamente compensadora. Já disse isto antes e repito novamente pois não me canso de tentar que as pessoas percebam que cozinhar pode ser, de facto, o melhor que se pode fazer depois de um dia de trabalho. Ontem, além das 8h no escritório seguiram-se as aulas e portanto o meu tempo para actividades lúdicas ficou ainda mais reduzido mas nem o facto de chegar a casa por volta das 22h30 fez esmurecer a minha vontade de praparar o jantar.
Tinha deixado peitos do frango numa marinada, e planeava assá-los. Logo de seguida me surgiu a ideia de aproveitar o facto do forno estar ligado para preparar um doce...assim foi, mas o foto do doce não traduz muito o resultado pois houve visitas inesperadas..!


Frango com Estragão e Laranja


- 4 Peitos de frango
- 1 Laranja
- 2/3 colheres de sopa de estragão fresco 
- Salmoura ( sal, pimenta e alho triturados)
- 100 ml Azeite
- 100ml Vinho branco
-  2 colheres de sopa de mel
- 1 colher de sopa de pimenta caiena (moída na altura)

Pré aquecer o forno a 200ªC
Temperar o frango com a salmoura, raspa de laranja, sumo de laranja, estragão e uma colher de sopa de azeite. Forrar um tabuleiro de ir ao forno com o restante a azeite e colocar o frango em cima. Numa taça, mistura-se a pimenta caiena, o mel e o vinho branco e agita-se para envolver tudo. Com o preparado anterior pincela-se os peitos de frango e coloca-se no forno cerca de 35m. Esta deve ser, possivelmente, das melhores maneiras de preparar frango assado, o sabor entranha-se facilmente na carne, que devido ao molho preparado com o vinho e o mel não desidrata como seria suposto, fazendo com que a carne fique suculenta, saborosa e muito muito suave. A combinação do estragão, laranja e frango é perfeita.




Torta de Laranja com Amoras


- 2 ovos 
- 125g açúcar
- 100g farinha
- 1 colher de chá de baunilha
- raspa de uma laranja
- 75ml óleo
- Sementes de papoila
- 100g amoras
- 1 colher de sobremesa de fermento

Pré-Aquecer o forno a 200ªC
Batem-se os ovos com o açúcar até se obter uma massa do triplo do tamanho e com um aspecto esbranquiçado. De seguida junta-se a baunilha,  raspa de laranja, o óleo, que deve ser alternado com o adição da farinha. Quando tivermos já uma massa fofa e com um aspecto brilhante, adiciona-se as sementes de papoila e coloca-se numa forma ( eu usei descartável de alumínio) para ir ao forno. Finalmente colocamos as amoras na massa, apenas deixando que caiam para dentro da forma e se afoguem na massa. Coloca-se no forno cerca de 35m,  ou até até dourado.




0 comentários:

Postar um comentário