Sempre gostei imenso de lulas. Desde miúdo que me rendo às ínfimas receitas de lulas que já provei,  a receita seguinte é mais uma delas. Partindo da recente descoberta, que foi para mim o carolo de milho, decidi testá-lo numa versão portuguesa do prato espanhol "calamares". Admitindo que fritos não são de todo o meu terreno de ataque, devo dizer que foi um investido de sucesso.
Gostei particularmente da textura que o carolo de milho confere aos fritos, é super crocante, aliado à doçura  natural das lulas contrastando com o picante da pimenta caiena, estas lulas são um verdadeiro petisco para os dias de verão. Pode prepara-se como refeição, ou mesmo como um petisco, isso fica ao critério de cada um.


Lulas em Carolo de Milho


- 1 Kg de lulas (usei frescas mas pode usar-se  ser congeladas)
- 200g de carlo de milho
- 2 colheres de sopa de pimenta caiena
- 1 limão
- Sal
- Óleo suficiente para a fritura

Limpam-se as lulas e partem-se com um corte horizontal, para que depois de partidas, forem argolas. Num prato fundo e bastante largo, colocamos o carolo de milho e a pimenta(que deverá ser moída na altura). 
Coloca-se o óleo a aquecer numa frigideira,o óleo deverá estar bem quente.
Passam-se as lulas pela mistura de carolo e de pimenta, ou seja, panam-se, e colocam-se a fritar. Assim que estiverem com um tom dourado retiram-se do óleo e colocam-se num recipiente com papel absorvente para que não fiquem com óleo em excesso. Esta operação deverá repetir-se até que termine a quantidade de lulas que decidimos preparar. Não se deve colocar demasiada quantidade de lulas para fritar, pois o óleo pode baixar demasiado a temperatura e em vez de fritar estaremos a cozer as lulas em óleo, e a ideia aqui é fritar.
Finalmente coloca-se umas gotas de sumo de limão e devoram-se rapidamente.




0 comentários:

Postar um comentário