Este blog é o diário das refeições que preparo. Não consigo optar entre os estes dois prazeres - comer e cozinhar - que são por si só indissociáveis uma vez que para comer, terei que cozinhar.
Estou farto de ouvir as pessoas que me rodeiam, dizer que não percebem como arranjo tempo para cozinhar, mas qualquer pessoa pode cozinhar da mesma forma que eu, basta querer.
Cozinhar em casa pode ser a mais relaxante da tarefas. Não tem que ser necessariamente trabalhosa, mas terá que ser, certamente, saborosa. A prova disso é a receita de hoje - massa com manteiga - mas não é uma massa qualquer, é massa Setaro
Esta massa Italiana é proveniente de Torre Annunziata em Nápoles e foi-me dada a conhecer por um amigo italiano chamado Andrea Ghirlanda que me presenteou com uma série de embalagens de diferentes tipologias há cerca de um ano. Recordo-me que ele me disse : "vais ver o diferença da massa que comes para esta. É toda uma nova experiência". Confirmo.
Não sei muito bem como descrever o sabor desta massa mas é a textura que que me deixa em êxtase - é mais firme, mais macia e o gosto do trigo é extremamente suave - por isso a sugiro neste preparo mais simples. De salientar que cozer massa é uma tarefa fácil mas requer os seus cuidados. Por exemplo, a massa Setaro requer 5L de água para cozedura de 1kg de massa, regra que aplico a quase todas as massas que preparo.
Massa com Manteiga
- 250g da massa (eu usei Setaro).
- 2,5 L de água que deverá estar a ferver .
- Meia colher de sopa de flor de sal.
Mais simples do que esta receita não há. Basta colocar a água a aquecer com sal e, no momento que entrar em ebulição, colocar a massa e deixar cozer mediante o tempo indicado na embalagem. Habitualmente, diminuo o tempo de cozedura que é sugerido pela marca em 1 ou 2 minutos porque gosto que a massa ofereça uma maior resistência ao dente. Quando atingir o tempo de cozedura especificado, escorre-se a água e passa-se muito rapidamente por água fria para evitar que a massa continue a cozer. Finalmente, acrescenta-se a manteiga e espera-se que derreta para envolver.
A foto em baixo não é do prato que preparei, como é óbvio, mas sim da massa que preparei.
0 comentários:
Postar um comentário