Como Evitar o Catabolismo?





Catabolismo é a quebra das proteínas do tecido muscular para obter energia.
Já o anabolismo (contrario ao catabolismo), é um processo metabólico que implica na construção de moléculas a partir de outras.
Quando o catabolismo supera em atividade o anabolismo, o organismo perde peso, o que acontece em períodos de jejum ou doença. Para evitar a quebra de fibras musculares, (catabolismo), o organismo precisa de um fluxo constante de aminoácidos na corrente sangüínea. Se seu corpo não encontra proteína disponível ele irá obter a proteína que precisa quebrando seu tecido muscular. Isso é o pesadelo de qualquer pessoa que deseja ganhar massa muscular.
Para evitar o catabolismo você precisa ingerir alimentos protéicos de 3 em 3 horas Isso garante que seu corpo esteja sempre sendo suprido pelas proteínas de sua dieta. Também é importante uma alimentação adequada em proteínas + carboidratos pós-treino e evitar treinar com fome.
Para ganhar massa muscular, deve evitar ao máximo o catabolismo muscular, promovendo o anabolismo através de treino direcionado e alimentação adequada.
É aconselhável que o atleta se alimente bem uns 60 minutos antes do treino, com carboidratos e proteína.
Se o treino for durar mais de 1 hora, é indicado que se suplemente com carboidrato de alta absorção ( maltodextrina ) ainda durante o treino, para evitar o catabolismo.
Todos os maiores fisioculturistas do mundo recomendam, não fique com fome, quando você está faminto, VOCÊ ESTÁ NUM ESTADO CATABÓLICO POTENCIAL, USANDO O TECIDO MUSCULAR PARA GERAR ENERGIA.
Quando o açúcar do sangue cai abaixo de um certo nível, o corpo vai em busca de outra fonte de energia e os músculos são mais fáceis de sofrer esta transformação do que as gordurinhas acumuladas.

Saiba que a fome é um aviso de que seus músculos já estão perigando e combata esse perigo com uma refeição bem balanceada.
Outro ítem fundamental para evitar o catabolismo é o descanso. Muitos iniciantes cometem o grave erro de achar que  mais treino significa mais ganhos, o que acontece é o contrário, se você treinar demais, perde. O que você tem que manter é um treino frequente, no sentido de treinar os dias necessários e não desistir. Ganho de massa muscular ocorre quando estamos descansando e não quando treinamos, como a maioria dos iniciantes imaginam. Então, sem descanso, sem ganhos.
Tem que descansar, tem que dormir bem para crescer.

Minhas dicas:
Tomo BCAA antes e depois do treino.
Suplemento minha alimentação com Whey Protein ( no café da manhã, pós treino e no lanche da tarde e Caseína ( antes de dormir).
Tento dormir  8 horas por noite.
Me alimento de 3 em 3 horas.
Logo após o treino tomo uma dose de whey com malto e glutamina. Tomo 3 gramas de vitamina C.  Em conjunto, a Vit.C e a Glutamina, ajudam a reduzir o catabolismo.

0 comentários:

Postar um comentário