Antigo sacrifício Pascal


Quando era miúdo, na altura da Páscoa, havia sempre imensas variedades de amêndoas em minha casa. Nunca fui particularmente fã de nenhuma das variedades (Claúdias, licor ou açúcar) porque o que eu gostava mesmo era da amêndoa que se encontrava no centro. Ter que comer todo o açúcar ou chocolate  para chegar à amêndoa era, certamente, o meu sacrifício Pascal.
Este ano decidi presentear a família com amêndoas, mas seria eu a fazê-las. Depois de uma breve pesquisa percebi que existia uma receita muito simples e com um nome delicioso, amêndoas enxovalhadas. Passei a noite seguinte a pensar como poderia enriquecer a receita,  uma vez que me parecia demasiado simples  e eu precisava de um sabor mais intenso. Resolvi que poderia acrescentar essências à água para fazer o ponto de açúcar e cacau para um ligeiro aroma de chocolate.
Tudo isto, foi em modo de primeira experiência. Devo confessar que adorei o resultado, as amêndoas ficam estaladiças, saborosas mas acima de tudo não ficam muito doces, ou seja, já não tenho que fazer o meu sacrifício Pascal,  pois a amêndoa está logo ali...


Amêndoas Enxovalhadas com Chocolate e Caramelo


- 350g da amêndoas com pela
- 300g açúcar (tépida)
- 300g água
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de essência de caramelo
- 2/3 colheres de sopa de cacau em pó.


Colocam -se e as amêndoas  numa caçarola, juntamente com a água, açúcar, e as essência. Agita-se bem com uma colher para que se dissolva o máximo de açúcar  possível.
Liga-se o fogão, deverá ter uma chama forte e coloca-se a caçarola a aquecer. É necessário que se mexa de vez em quando para perceber em que ponto está o açúcar.
O ponto de areia será atingido em sensivelmente em 20/25 minutos mas para perceber quando está pronto, é mais fácil se observarmos que o açúcar começa a secar e a ficar agarrada às laterais da caçarola, parecendo areia. Nesta altura juntamos o cacau, agita-se muito bem e retiramos do calor.
Despejam-se as amêndoas para um papel vegetal e separam-se com a ajuda de uma faca.




Boa Páscoa a todos, espero que sem sacrifícios!!!

0 comentários:

Postar um comentário