Quando era miúdo, na altura da Páscoa, havia sempre imensas variedades de amêndoas em minha casa. Nunca fui particularmente fã de nenhuma das variedades (Claúdias, licor ou açúcar) porque o que eu gostava mesmo era da amêndoa que se encontrava no centro. Ter que comer todo o açúcar ou chocolate para chegar à amêndoa era, certamente, o meu sacrifício Pascal.
Este ano decidi presentear a família com amêndoas, mas seria eu a fazê-las. Depois de uma breve pesquisa percebi que existia uma receita muito simples e com um nome delicioso, amêndoas enxovalhadas. Passei a noite seguinte a pensar como poderia enriquecer a receita, uma vez que me parecia demasiado simples e eu precisava de um sabor mais intenso. Resolvi que poderia acrescentar essências à água para fazer o ponto de açúcar e cacau para um ligeiro aroma de chocolate.
Tudo isto, foi em modo de primeira experiência. Devo confessar que adorei o resultado, as amêndoas ficam estaladiças, saborosas mas acima de tudo não ficam muito doces, ou seja, já não tenho que fazer o meu sacrifício Pascal, pois a amêndoa está logo ali...
Amêndoas Enxovalhadas com Chocolate e Caramelo
- 350g da amêndoas com pela
- 300g açúcar (tépida)
- 300g água
- 1 colher de sopa de essência de baunilha
- 1 colher de sopa de essência de caramelo
- 2/3 colheres de sopa de cacau em pó.
Colocam -se e as amêndoas numa caçarola, juntamente com a água, açúcar, e as essência. Agita-se bem com uma colher para que se dissolva o máximo de açúcar possível.
Liga-se o fogão, deverá ter uma chama forte e coloca-se a caçarola a aquecer. É necessário que se mexa de vez em quando para perceber em que ponto está o açúcar.
O ponto de areia será atingido em sensivelmente em 20/25 minutos mas para perceber quando está pronto, é mais fácil se observarmos que o açúcar começa a secar e a ficar agarrada às laterais da caçarola, parecendo areia. Nesta altura juntamos o cacau, agita-se muito bem e retiramos do calor.
Despejam-se as amêndoas para um papel vegetal e separam-se com a ajuda de uma faca.
Boa Páscoa a todos, espero que sem sacrifícios!!!
0 comentários:
Postar um comentário