Quando era jovem recordo-me que não apreciava comer agriões. Em minha casa, a minha mãe, usava sempre agriões de rio que comprava semanalmente na feira. Estes agriões tinham um sabor bastante diferente dos que como agora, eram mais picantes, sentia-se mesmo uma sensação desagradavel na língua quando se mastigava as suas folhas.
O tempo passou e eu mudei de ideias, e estou quase a fundar um clube de fãs, ou mesmo uma página de facebook dedicada ao agrião....
Para mim, a melhor forma de os comer é em salada, mas também possibilitam a preparação de sopas fantásticas.
Deixando de lado a conversa, vou directo ao assunto...
Salada de agrião com gambas e abacate
- 1 embalagem com 150g de agrião já lavado e pronto a usar.
- 500g camarão cru e descascado
- 2 abacates
- 1 ramo de ervas frescas ( coentros, manjericão, hortelã e salsa ) + 1 colher de sopa de coentros (gambas)
- 20ml azeite de alho
- 100ml azeite(molho)
- Flor de sal
- Pimenta preta moída na altura
- 1 colher de sopa de wasabi ( pode usar-se mostarda dijon)
- Raspa e sumo de meio limão
Aquece-se 20 ml de azeite numa frigideira, juntam-se as gambas e deixa-se fritar cerca de 4 minutos, altura em que acrescentamos os coentros, desligamos a chama e reservamos, enquanto preparamos o resto.
Corta-se o abacate ao meio, retira-se o caroço e separamos a polpa da casca. de seguida partimos o abacate em gomos. Nesta altura podemos finalizar a parte de cortar, separar e laminar( que entendo ser trabalhosa para alguns) e picamos o ramo de ervas.
Numa taça coloca-se o wasabi, sumo de limão, raspa de limão, azeite e sal. Agita-se bem até criar alguma consistência.
Finalmente, com a meta já ao alcance da vista, a sugestão aqui é para porções individuais, sendo que as quantidades desta recita são para 4 pessoas.
Colocam-se os agriões num prato, juntam-se as gambas, os abacates, ervas picadas e entorna-se o molho, de modo a haja uma distribuição uniforme por todo o prato.
Esta salada é fantástica acompanhada por vinho verde gelado, ou um chardonnay proveniente do novo mundo, de onde, por um bom preço se compram vinhos bastante razoáveis.
0 comentários:
Postar um comentário