A culpa é da Joana!


Ontem tive amigos a jantar cá em casa, para não variar, um dos tópicos de conversa foi gastronomia. Não falamos propriamente da comida que estávamos a provar mas sim de receitas que cada um sabia fazer ou gostava de comer, eu confesso que estava em modo "gravação" para depois por em prática.
Quando se falou em açorda,  liguei o botão e não mais consegui desligar, reavivou-me  o quanto eu adoro açorda alentejana e ter uma especialista em gastronomia regional alentejana a jantar cá em casa é algo que me seduz bastante.
A açorda alentejana é um prato bastante simples de preparar mas, como tudo, tem sua ciência. O sabor do alho com os coentros misturada com a doçura e suavidade de uma gema de ovo mal cozida proporcionam um prazer ao palato inigualável.
Uma salva de palmas para a Joana!!!



Açorda Alentejana


- 1 cabeça de alho
- 1 ramo generoso de coentros frescos
- 2 ovos
- 1 L de água
- 3 fatias de pão alentejano em pedaços
- 100 ml de azeite de alho
- Sal
- Pimenta preta moída na altura
- 1 colher de sobremesa de vinagre de vinho branco



Descascam-se os alhos e retira-se a parte central dos mesmos, acrescentamos os coentros e reduzimos tudo a uma papa.
Coloca-se a água a aquecer com o vinagre( isto impede que o ovo rebente devido ao choque de temperatura) e escalfam-se os ovos, quando estiverem prontos retiram-se da água e reservam-se para mais tarde. A água de cozedura dos ovos deverá ser guardada para usarmos mais à frente.
No mesmo tacho de cozedura dos ovos, mas já sem a água,  colocamos a azeite a aquecer, adiconamos a pasta de coentros e alho, deixamos cozinhar cerca de 4 minutos. De seguida altura voltamos a colocar a água de cozedura dos ovos, adicionamos sal e pimenta e aguardamos que levante fervura,  assim que aconteça a açorda está pronta.
Para terminar, colocamos os pedaços de pão no prato com o ovo no topo, acrescentamos o caldo de coentros e alho e um pouco de coentros picados.


0 comentários:

Postar um comentário