Na verdade, fazer um bolo de limão é uma coisa bastante simples, mas desta vez decidi fazer a coisa um pouco diferente, acrescentando maçã e alecrim.
O resultado é fantástico, o alecrim faz toda a diferença, misturando-se com sabor intenso do limão e sentindo-se a maçã bem no final. Acrescento que este bolo não será propriamente a melhor opção para uma sobremesa mas sim para um chá ou um bolo de pequeno almoço para degustar com um bom café de saco.
Bolo de limão, maçã e Alecrim
Para o puré de maçã:
- 2 maças descascadas e descaroçadas.
- 1 ramo de alecrim
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sumo e raspa de 1 limão
Colocar os ingredientes numa caçarola e cozinhar cerca de 10 minutos em lume médio, de modo a que a maçã fique suave. Passados os 10 minutos retira-se o alecrim e reduz-se tudo a puré.
Para massa do bolo:
- 250g de manteiga
- 180g de açúcar
- 3 ovos
- 200g de farinha
- 2 colheres de sopa de fermento em pó.
- 1 ramo de alecrim longo (ver foto)
Ligar o forno a 170ºC. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Pode usar-se uma forma qualquer mas acho esta a mais adequada para este tipo de bolo.
Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter uma massa cremosa, acrescenta-se o puré de maçã preparado anteriormente e de seguida alterna-se entre os inteiros e a farinha com o fermento.
No final deverá obter-se uma massa bastante espessa que gera algum trabalho para colocar na forma convenientemente, mas basta no final alisar a superfície com ajuda de um salazar.
Antes de colocar no forno, coloca-se o alecrim em cima da massa e polvilha-se a superficie com 2 colheres de sopa de açúcar.
Deverá cozer durante 50 minutos.
0 comentários:
Postar um comentário