Os ciúmes da Vânia


No domingo passado tinha um convívio em casa de amigos e por isso preparar um bolo de chocolate, o que gerou uma crise de ciúmes na minha companheira de casa pois como não iria estar presente no jantar. Como tal decidi que seria uma atitude simpática preparar uma tarte de limão para a sua noite cinematográfica no sofá.
Na verdade, fazer um bolo de limão é uma coisa bastante simples, mas desta vez decidi fazer a coisa um pouco diferente, acrescentando maçã e alecrim. 
O resultado é fantástico, o alecrim faz toda a diferença, misturando-se com sabor intenso do limão e sentindo-se a maçã bem no final. Acrescento que este bolo não será propriamente a melhor opção para uma sobremesa mas sim para um chá ou um bolo de pequeno almoço para degustar com um bom café de saco.


Bolo de limão, maçã e Alecrim


Para o puré de maçã: 

- 2 maças descascadas e descaroçadas.
- 1 ramo de alecrim
- 1 colher de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- Sumo e raspa de 1 limão

Colocar os ingredientes numa caçarola e cozinhar cerca de 10 minutos em lume médio, de modo a que a maçã fique suave. Passados os 10 minutos retira-se o alecrim e reduz-se tudo a puré.


Para massa do bolo: 


- 250g de manteiga
- 180g de açúcar
- 3 ovos
- 200g de farinha
- 2 colheres de sopa de fermento em pó.
- 1 ramo de alecrim longo (ver foto)


Ligar o forno a 170ºC. Forrar uma forma de bolo inglês com papel vegetal. Pode usar-se uma forma qualquer mas acho esta a mais adequada para este tipo de bolo.
Bate-se a manteiga com o açúcar até se obter uma massa cremosa, acrescenta-se o puré de maçã preparado anteriormente e de seguida alterna-se entre os inteiros e a farinha com o fermento.
No final deverá obter-se uma massa bastante espessa que gera algum trabalho para colocar na forma convenientemente, mas basta no final alisar a superfície com ajuda de um salazar. 
Antes de colocar no forno, coloca-se o alecrim em cima da massa e polvilha-se a superficie com 2 colheres de sopa de açúcar. 
Deverá cozer durante 50 minutos.





0 comentários:

Postar um comentário