Pasta em Stromboli


Esta foi uma das fantásticas receitas que comi recentemente em Itália. Confesso que não sou propriamente fã de beringela, mas aqui penso que resulta muito bem, dá uma textura interessante ao prato, ao mesmo tempo que permite fugir do cliché do molho de tomate ou usar courgettes, que eu tanto adoro. Na verdade, a minha falta de vontade com a beringela está relacionada com a sua falta de sabor e com a sua textura quando comida recheada, mas, na minha opinião quando usada de uma outra forma pode resultar muito bem. Nesta receita, que o que sobressai mais é o mesmo a base do molho, que é feita com um ligeiro refogado de tomate e alho ao qual se adiciona a beringela e a raspa de um limão, que conjugada com a menta no final, faz com que tenhamos um prato inesperadamente perfumado, consistente e prático de se preparar.


Pasta com Courgette

- 400g de massa de trigo seco (eu uso setaro)
- 3 tomates médios, bem maduros e partidos em cubos
- 3 dentes de alho finamente picados
- 1 beringela partida em cubos pequenos
- 100 ml de azeite
- Raspa de 1 limão
- 2 colheres de sopa de pinhões tostados
- Sal
- Pimenta preta moída na altura
- 3 colheres de sopa de hortelã fresca picada.


Colocar o azeite a aquecer numa frigideira, quando estiver bem quente acrescentar o tomate e o alho e deixar cozinhar cerca de 10 minutos, nesta altura acrescenta-se o sal, pimenta,  a beringela e deixa-se cozer até ficar tenra. Finalmente acrescenta-se a hortelã e a raspa de limão.
Cozer a massa em água abundante (eu, como habitualmente, faço a proporção de 100g de massa para 1L de água) e sal. O tempo de cozedura deve ser o indicado na embalagem da massa, eu habitualmente retiro 1 ou 2 minutos pois a massa continua a cozer mesmo depois de estar fora da água. Escorre-se bem, acrescenta-se o molho preparado anteriormente e polvilha-se com pecorino romano ralado e os pinhões. Isto poderá muito bem ser perto do paraíso...




0 comentários:

Postar um comentário