A malta quer petiscos!!!


Não sei muito bem se isto se encaixa na secção de petiscos mas é assim que encaro esta receita. Na verdade , é uma receita muito, muito simples, mas que de certa forma penso que a maior parte das pessoas irá pensar que sou louco de me dar ao trabalho de prepará-la, de qualquer forma posso garantir que não há nada melhor do que preparamos os nossos próprios tremoços em casa. Pelo menos para mim que sou fanático pelo seu sabor e textura.



Tremoços em Casa


- 500g de tremoços secos
- 2L de água
- Bicarbonato de Sódio
Inicialmente colocam-se os tremoços de molho durante 24h, para que possam hidratar e a sua cozedura seja mais mais rápida. Habitualmente coloco de molho à noite cozo-os no dia seguinte.
Coloca-se a água aquecer numa panela, quando estiver a ferver acrescentam-se os tremoços secos.Deixa-se que cozam até que estejam tenros. Assim que estiverem cozidos, retiram-se da panela, colocam-se num recipiente com água fria para parar a cozedura e temperam-se com sal. Nesta altura o seu sabor deve ser bastante amargo, por isso, há que curtir os tremoços. Esta operação, curtir, não é mais do que manter os tremoços em água durante três dias, mudando a água 2 a 3 vezes por dia, para que percam o sabor amargo e estejam prontos para consumo. Pode temperar-se os tremoços apenas com  sal, acrescentar azeitonas, oregãos, malaguetas, alho, etc.


Aspecto do tremoço seco





Aspecto do petisco pronto



0 comentários:

Postar um comentário