Eu espeto, tu espetas, ele espeta!


Há algo com a preparação de espetadas que me faz sentir um profissional de cozinha. Não que seja esse o meu propósito, porque não é, mas dá-me um gozo saudável observar um resultado final com um aspecto tão conseguido. Fazer espetadas não exige mais esforço do que preparar por exemplo uma jardineira, em que a principal tarefe é ter que cortar os ingredientes em cubos, aqui é exactamente o mesmo mas depois tudo é mais simples.
Esta receita,  é uma das minhas favoritas. É cheia de sabores que diferentes, muito intensos, que quando se misturam na minha boca provocam um reboliço na descoberta de cada um dos aromas separadamente, como que para perceber se estão todos presentes.


- 500g de lombo de porco partido em cubos
- 1/2 pimento vermelho (partido em quadrados)
- 1/2 cebola roxa (é mais doce mas podem usar uma cebola normal)
- 1/2 pimento verde( partido em quadrados)
- 12 Cogumelos (usei paris)
- 100ml azeite
- 1 colher sopa de mel
- Sumo e raspa de 1 laranja
- 1/2 colher de sopa de pimenta caiena
- 1 colher de sopa de alecrim
- 2 colheres de sopa de mel
- 6 palitos para espetadas
- 1 colher de sopa de salmoura


A primeira etapa será temperar a carne com a salmoura e o alecrim, deixei a carne a repousar na salmoura cerca de duas horas e fui para o computador trabalhar. Esta parte não requer esforço nenhum.
 É possível, por exemplo, deixar a carne na salmoura durante a noite e preparar as espetadas apenas no dia seguinte, tanto melhor que ficam ainda com mais sabor.
De seguida prepara-se o molho para pincelar a carne antes de colocar no grelhador. Numa taça colocamos o azeite, mel, malagueta triturada, alecrim, pimenta caiena, sumo e raspa de laranja e agita-se muito bem até obter alguma consistência.
O processo de montagem das espetadas é completamente aleatório, ou seja, colocam-se os ingredientes(carne, pimento, cebola e cogumelos) alternadamente até que o palito da espetada fique completo.
Nesta altura o grelhador já deverá estar suficientemente quente para colocarmos as espetadas.A ideia é pincelar a carne à medida que esta vai grelhando com o restante molho.
Pode acompanhar-se com arroz ou batas fritas e uma generosa salada.


0 comentários:

Postar um comentário