Sempre preparei caril da mesma forma, ou seja, usando aquele pózinho mágico amarelo, para conferir à comida o sabor tão caracteristico desta mistura de especiarias.
A gastronomia tradicional portuguesa não contempla esta especiaria daí a minha descoberta pelo "mundo do caril" ser relativamente recente. O caril resulta da junção da várias especiarias (cardamommo, coentro, cominho, gengibre, noz-moscada, cravinho pimenta, canela e açafrão da índia) e como tal, quando usado na preparação de um prato confere muito facilmente um sabor bastante forte e facilmente identificável. Numa das minhas incursões pelo largo do Martim Moniz, na busca de novos sabores oriundos de países asiáticos, descobri que existem vários tipos de caril bem como pastas de caril de diferentes cores.
Acabei por comprar dois tipos, pasta de caril verde e outra vermelha. Aconselho vivamente a que tenham sempre uma destas pastas no frigorifico prontas a usar, são a salvação de um jantar inesperado ou mesmo de um dia de preguiça, mas sem por isso tenhamos que comer com menos sabor.
A pasta verde é mais forte aromaticamente que a vermelha, muito mais picante, mas ambas são bastante picantes portanto há que ter cuidado e acrescentar gradualmente a pasta desejada. Essa parte deixo ao critério de cada um, eu adoro picante e como tal abuso um pouco, mas para quem aprecia apenas um toque picante eu diria que usar 1/2 colher de sopa é suficiente.
Nesta receita usei pasta de caril vermelho porque não me apetecia algo muito intenso e como decidi juntar batata doce e manga, o uso da pasta verde acabaria por "abafar" os restantes sabores.
Caril de Frango Benfiquista
- 2 Peitos de frango
- 1 colher de pasta de caril vermelho
- 1/2 cebola (pequena)
- 50ml óleo (usei amendoim)
- 1/2 lata de leite do coco
- 1/2 caldo de galinha
- 100ml água
- 1 manga
- Sumo de uma laranja
- 500g de batata doce em cubos
- 150g de feijão verde (facultativo)
- Coentros picados (a gosto)
- Hortelã piacada ( facultativo)
- Sal
- Pimenta preta
Coloca-se o óleo aquecer numa caçarola e junta-se a cebola, deixa-se fritar cerca de 3 minutos e acrescenta-se a pasta de caril deixando cozinhar 4/5 minutos sem deixar queimar. De seguida acrescenta-se o frango e deixa-se cozer cerca de 10 minutos, altura em que se acrescenta o leite de coco, caldo de galinha, água e sumo de laranja. Assim que começar a ferver acrescentamos a batata doce e o feijão verde e deixamos que coza a gosto. Eu aprecio os legumes com uma certa resistência ao dente e portanto deixo cozer cerca de 10 minutos. finalmente quando tudo estiver cozido acrescentamos o manga partida em cubos e os coentros picados.
para acompanhar o caril aconselho arroz basmati mas quando preparei esta receita decidi que iria acompanhar com cuscus que resulta lindamente.
0 comentários:
Postar um comentário