Não sou particularmente fã de mousse de chocolate. Pelo menos, as que eu costumava preparar, nunca me faziam repetir a experiência. Mas um dia tudo mudou.
Há uns meses, estava a ler um livro de receitas internacionais, quando vi a receita de uma mousse de chocolate que era em tudo diferente de qualquer outra que eu tivesse feito. Esta receita, era cozida em banho-maria, formando uma espécie de creme de ovos cozido e só então ia ao frio para solidificar. É simplesmente a melhor mousse de chocolate que já comi, é muito rica em sabor, sente-se o profundo sabor a chocolate ao qual decidi adicionar o sabor da laranja pois sou fanático na combinação destes dois. Mas devo admitir que o êxtase da minha prova está relacionado com a sua textura, é super cremosa, aveludada e densa, mas quando reage ao calor da boca derrete-se numa perigosa, e reforço, muito perigosa sedução ao paladar. O meu, não tentou resistir e deixou-se conquistar...
Mousse de Chocolate com Laranja
- 350g de chocolate negro ( mais de 60% cacau)
- 6 ovos
- 4 colheres de sopa de açúcar em pó.
- 2 colheres de sopa de cointreau
- 1 laranja
- 1/4 de uma colher de chá de sal
- 200ml de natas gordas
- 2 colheres de sopa de açúcar
Derrete-se o chocolate em banho maria e coloca-se de parte até arrefecer. Para esta etapa admito usar o microondas, junto 50 g de manteiga para ajudar no processo, poupo tempo e trabalho.
Batem-se as gemas com a açúcar até criar uma massa esbranquiçada. Adiciona-se o chocolate e leva-se ao lume a cozer em banho maria, aqui sim é mesmo necessário que assim seja, aliás penso que aqui reside o segredo desta receita. Quando já estiver bem quente junta-se o sumo de laranja, raspa da mesma, sal, cointreau e as natas. leva-se novamente ao lume até começar quase a ferver. E retira-se do lume. enquanto a mistura de chocolate arrefece, batem-se as claras em castelo, quando estiverem quase prontas juntam-se as duas colheres de açúcar e bate-se novamente até estarem firmes. finalmente acrescentam-se as claras à mistura de chocolate e coloca-se numa taça para ir ao frigorifico pelo menos 10h.
0 comentários:
Postar um comentário